Acredito que uma das grandes vantagens da bicicleta como transporte urbano é justamente esse senso de realidade que ela trás. Cada buraco, cada mendigo na rua, cada criança brincando. Dificilmente algum detalhe importante passa despercebido. Essa é uma sensação muito boa, relatada por vários outros ciclistas. De carro, mal tenho tempo para respirar entre uma troca de marcha e outra (tá certo que quem dirige sem se importar com os outros arranja tempo até para falar no celular).
A inspiração para escrever essa postagem veio enquanto me debruçava no Google Maps procurando por um caminho alternativo que leve da minha casa até a faculdade. Vou testá-lo assim que terminar de escrever. Comprei uma bicicleta nova, muito boa e leve, modelo T-Type da Caloi. Nas últimas semanas a utilizei apenas para deslocamentos curtos, porém a minha paciência com os congestionamentos está esgotada. Como disse uma vez um cara no youtube que é empresário e utiliza a bicicleta para transporte: "Não tenho tempo a perder brincando de fila".
E dessa forma, flutuando tranquilo sobre duas rodas, pretendo um dia conhecer a cidade tão bem quanto qualquer taxista. Quem sabe, até melhor?
![]() |
Ainda te decifro, safada! |
E vocês, como escolhem o caminho antes de ir a algum lugar? Acho que é muito importante, para evitar conflitos desnecessários com os motorizados.