sábado, 28 de maio de 2011

Suspensão, doce suspensão

Hoje falarei sobre este item muito importante para quem anda nas esburacadas ruas da cidade grande. Como mencionei no último post, na semana passada fui arremessado para fora da bike por causa de um buraco como um boneco de pano nas mãos de uma criança sádica. Sendo assim, no meio da semana resolvi aproveitar minha folga da faculdade para levar a Wendy Malhada (minha bicicleta) à bicicletaria e instalar um garfo dianteiro com suspensão. Aqui registro minhas impressões sobre o fato.

Em primeiro lugar, o preço. Já há algum tempo senti a necessidade de um amortecimento melhor para minhas viagens que não fosse meus cotovelos e joelhos. Desviar dos buracos é até que divertido, mas não dá pra escapar de todos. A razão principal para ter demorado tanto foi por questão de recursos, que eu não tinha. Nesse mês houve uma oportunidade e resolvi aproveitar. Resultado: meu bolso está R$65,00 mais leve. E minha preocupação de que a bicicleta seja roubada é bem maior também.

Tudo tem sua compensação, e a minha foi sentida logo que montei, recém saído da bicicletaria. Wendy agora é uma hard tail (bicicleta com suspensão dianteira apenas). A diferença principal é nos braços, que parecem mais leves ao conduzir. O conforto de maneira geral é um pouco maior, e a segurança também. É como se o veículo todo tivesse sua dinâmica alterada, tornando-se mais estável. Para quem nunca tinha pedalado com suspensão, posso dizer que fui surpreendido positivamente. Mesmo sendo uma peça de qualidade simples, fez a diferença. O peso também aumentou, é verdade, mas nada que atrapalhe.

Então, se você amigo/a ciclista está pensando em trocar o garfo de sua bike para enfrentar melhor os terrenos irregulares, saiba que minha opinião é de que é uma troca justa. E se o fizer, não esqueça de deixar aqui um comentário me agradecendo ou xingando depois.

2 comentários:

  1. muito legal a iniciativa do blog.
    é nóis na bike. abração!

    ResponderExcluir
  2. ah, vc tem facebook? se tem, procura um grupo chamado chave-de-boca (rolês de bike). nós organizamos rolês aos domingos. cole com a gente, a galera é firmeza.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!