sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Furto Qualificado

Calma, eu não furtei ninguém. Ou pelo menos acredito que não. O que aconteceu é que furtaram minha bicicleta na última sexta-feira, dia 12. Ela estava presa com cadeado no pára-ciclo da Estação Vila Prudente do Metrô de SP. Os bandidos encontram-se foragidos, mas a Interpol já foi acionada.

Foi num pára-ciclo semelhante ao da estação Tamanduateí (foto), que aconteceu o crime. Detetives filantrópicos, me ajudem!

A sensação inicial é muito ruim, de invasão, de impotência, de viver numa sociedade em que existam pessoas tão na pior a ponto de fazer uma coisa dessas. Mas o pior de tudo é não poder pedalar. Como faz falta o vento no rosto e a sensação de liberdade! A falta de pressa ao voltar para casa. É, o carro é confortável e bem rápido, mas no fim das contas apenas uma caixa claustrofóbicamente fechada sobre rodas.

Entrei em contato com o metrô de diversas formas para registrar o ocorrido e pedir mais segurança no local. Tudo que me responderam foi o seguinte:

"Prezado sr. FABRICIO DO PRADO SEMMLER

Lamentamos o ocorrido e informamos que - futuramente - será implantado terminal de ônibus integrado às estações da Linha 2-Verde de Metrô e monotrilho.

No projeto do terminal de ônibus está previsto a implantação de bicicletário, de forma a atender a sua reivindicação e de outros usuários.

Agradecemos pelo contato e permanecemos à disposição.


Atenciosamente,

Supervisão de Atendimento ao Usuário
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ"

É lamentável que uma companhia de tanta qualidade dê ainda tão pouca importância para este meio de tranporte. A lição que aprendi com isso tudo é que vale a pena ter corrente e cadeado muito bons e que é preciso muito cuidado ao escolher onde estacionar.

E você, que lições aprendeu com os furtos e roubos que sofreu? Já se contatou com o metrô, e como foi? Qual modelo de bicicleta devo comprar em seguida? Podemos fazer uma longa discussão, já que vai demorar até eu conseguir.

8 comentários:

  1. que merda hein? muito chato isso. vc já tem uma idéia que tipo de bike gostaria? abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho fotos do local do crime!

    ResponderExcluir
  3. É muito complicado essa situação, sempre quando saio procuro ficar em um lugar que dê para ver a bike de longe, porque mesmo com cadeados esses caras são mais ligeiros que nós. Além de deixar a bike perto, procuro sempre prender com a bike de mais alguém se possível, mas bola pra frente, logo logo você estará pedalando numa nova bike. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Pois é pessoal, estou sentindo bastante falta da Wendy. Principalmente na questão da saúde. Antes eu tinha deixado de sofrer crises de alergia e agora elas estão começando a voltar.
    Tenho vontade de comprar uma Caloi Easy Rider agora. Pena que seja tão cara! Mas parece muito boa, pelo que falaram.

    ResponderExcluir
  5. Pois é meu caro amigo Frepasem, ontem, infelizmente ao chegar na estação (Vila Prudente), me deparei com essa mesma e lamentável situação.

    Estava indo de bicicleta todos os dias a 5 meses, e estava sendo o melhor momento do meu dia, tanto na ida quanto na volta.

    Retornei um pouco mais tarde que o habitual (por volta de 23:00h), e minha magra não estava mais lá.

    O que mais me expantou foi o fato ocorrido hoje pela manhã.

    Ao me aproximar da estação bateu uma tristeza de me lembrar que todas aquelas bicicletas (por volta de 10 todos os dias), estariam lá, somente a minha não estaria, não tinha nenhuma bicicleta parada lá.

    Conversando com um amigo na parte da manhã (que usa a estação nos horários de pico), fui informado que alguma coisa estranha tinha acontecido, pois tínham alguns políciais lá conversando com os seguranças do metrô.

    E o que mais me expanta, foi o funcionário do metrô às 23:00h me dizer que não sabe de nada nem viu nada de diferente!!!!

    Numa contagem baixa, se realmente todas as bicicletas que ficavam lá diariamente foram furtadas, não é possível que 10 bicicletas foram furtadas e ninguém viu nada.

    Nesses dias mais quentes, várias pessoas estavam indo de bicicleta!

    Algo está errado e muito.

    Como o fato ocorreu ontem, ainda não fiz minha reclamação formal ao metrô (formulário).

    Creio ser muito mais que lamentável, creio ser triste a consideração e a preocupação do METRO.

    Se o METRO não se responsabiliza pelas bicicletas paradas, por que devemos ser responsáveis por algo que eventualmente possa ser danificado nas dependências das estações (assim como as bicicletas)?

    Fica aqui a minha indignação quanto ao descaso do METRO diante desta situação.

    ResponderExcluir
  6. Aconteceu comigo também =/

    Ontem quando eu deixei minha Bike pela manhã, eu achei algo estranho, pois estava sempre lotada com muitas bike, e ontem não tinha nenhuma, mais não dei muita atenção achei que o pessoal estava atrazado ou era algum tipo de concidencia...

    Acabei até conhecendo outro rapaz que perdeu sua bike na quarta feita semana passada, e realmente eles devem ter feito a limpa, =/


    Precisamos fazer alguma coisa, somos pelos menos em 4 pessoas não é possivel que nada aconteça, será que podemos entrar com algum tipo de processo contra o metro? pois se juntarmos força concerteza vamos conseguir algo!


    vou deixar meu contato .

    cieltm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Isso já está se tornando ridículo. É urgente a necessidade de um bicicletário fechado nessa estação, mas o metrô não assume a sua responsabilidade. Cabelo (e qualquer outra pessoa que teve a bicicleta roubada no metrô Vila Prudente, ou ainda qualquer outro), se você estiver lendo isso, peço que por favor entre em contato em faprasem@yahoo.com.br
    Precisamos fazer alguma coisa, isso não pode continuar assim.

    ResponderExcluir
  8. Bom, o que eu quero dizer é que a minha reclamação no site do Metro serviu de alguma coisa.

    Ja faz uns 15 dias que um cara do metro me ligou, pegou várias informações comigo e ficou de me retornar, eu liguei após alguns dias pra ele e ele marcou comigo uma visita técnica lá na estação (Vl Prudente) com uma arquiteta para discutirmos a implantação do bicicletário.

    A visita ficou marcada para dia 29/11, com horário a combinar.

    Se o maior numero de pessoas puderem comparecer, sera muito bom, pois a nossa voz vai fazer mais diferença do que apenas a minha!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!