domingo, 25 de setembro de 2011

Desvendando mapas como um taxista

Não que eu esteja tão bom quanto um taxista profissional. Tenho muito, muito mesmo o que aprender sobre as ruas da minha cidade, ainda mais se tratando de São Paulo, que é tão grande. Mas é uma grande felicidade a sensação que vai se formando na minha cabeça de que tudo está conectado nessa vida. Os bairros que conheço desde pequeno são bem próximos um do outro, quem diria! Bem diferente daqueles jogos de video game em que cada fase era isolada uma da outra, hahaha.

Acredito que uma das grandes vantagens da bicicleta como transporte urbano é justamente esse senso de realidade que ela trás. Cada buraco, cada mendigo na rua, cada criança brincando. Dificilmente algum detalhe importante passa despercebido. Essa é uma sensação muito boa, relatada por vários outros ciclistas. De carro, mal tenho tempo para respirar entre uma troca de marcha e outra (tá certo que quem dirige sem se importar com os outros arranja tempo até para falar no celular).

A inspiração para escrever essa postagem veio enquanto me debruçava no Google Maps procurando por um caminho alternativo que leve da minha casa até a faculdade. Vou testá-lo assim que terminar de escrever. Comprei uma bicicleta nova, muito boa e leve, modelo T-Type da Caloi. Nas últimas semanas a utilizei apenas para deslocamentos curtos, porém a minha paciência com os congestionamentos está esgotada. Como disse uma vez um cara no youtube que é empresário e utiliza a bicicleta para transporte: "Não tenho tempo a perder brincando de fila".

E dessa forma, flutuando tranquilo sobre duas rodas, pretendo um dia conhecer a cidade tão bem quanto qualquer taxista. Quem sabe, até melhor?

Ainda te decifro, safada!

Para quem tiver rotas interessantes ou quiser conhecer as de outras pessoas, recomendo um site muito interessante que utilizo às vezes. Nem me lembro mais se já escrevi sobre ele aqui. É o http://www.bikemap.net.  É muito bom, colaborativo, e poupa um grande trabalho de testar as melhores ruas para pedalar.

E vocês, como escolhem o caminho antes de ir a algum lugar? Acho que é muito importante, para evitar conflitos desnecessários com os motorizados.

5 comentários:

  1. Hoje em dia a situação pra mim é meio parecida, tudo que tenho que fazer e para onde tenho que ir, o primeiro pensamento é, como chego de bike lá? Sempre ia ao Centro de Metrô, e todas as vezes era uma briga para desvendar o caminho, depois que comecei a frequentar esses mesmos lugares de bike, a geografia e a logística mudaram, tudo parece mais fácil e prático. Claro, São Paulo é imensa, será bem demorado conhecê-la por completo, mas estou disposto a isso, conhecer novos lugares, novas paisagens e é claro sempre na companhia da minha magrela.

    ResponderExcluir
  2. Eu, por enquanto faço meus caminhos te seguindo! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários pessoal! Fico contente em vê-los pedalando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  4. "ainda te decifro, safada!" ahahahha. muito bom! esse post tá bem legal. abraços.

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão adorei esse seu post, muito bacana mesmo, especialmente pelas frases de vc querer conhecer a cidade como um taxista sobre duas rodas, eu não tenho a menor dúvida que com duas rodas vc conhecerá muito melhor que eles, parabens !

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!