quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Obrigado, motoristas responsáveis!

Andar de bicicleta está contribuindo para quebrar alguns preconceitos que eu tinha. Antes, a imagem que vinha na minha cabeça ao imaginar um motorista de caminhão era de uma pessoa ignorante, pobre, pilotando irresponsávelmente uma máquina tão pesada. Mas vejo que é bem o contrário. Tenho visto muitos senhores conduzindo com grande habilidade seus veículos, mudando de faixa ao me ultrapassar e sempre ouvindo com educação o que tenho a dizer (que geralmente é algo do tipo "regula esse troço, não consigo respirar!"). Quero agradecer estes profissionais pela importante contribuição na construção de cidades melhores.

Uma outra figura com quem tenho interagido bastante, e de forma não tão agradável, é a do motorista de ônibus. A maioria é profissional, como os de caminhão, mas alguns são verdadeiros Zé Manés do volante. Principalmente os mais jovens, em início de carreira. Aqueles de óculos escuro e pinta de marrento, esses mesmo.

Se algum motorista de ônibus gentilmente jogar o veículo para cima de você, mantenha a calma e saia com segurança da frente dele. Nada de manobras evasivas radicais, pois são perigosas. Ao falar com ele no farol vermelho adiante, sorria e seja cortês, o que vai causar muita confusão mental no infeliz.

Tomar uma fina de um carro já é chato. Com a experiência, aprendi a ouvir pelo som do motor se o cara atrás está impaciente e, se for o caso, dar passagem. O problema com os ônibus é que eles são grandes e é mais difícil achar um lugar onde a ultrapassagem seja segura. Além disso, em muitos lugares os caras saem atrasados do terminal e querem cumprir o horário como se não houvesse amanhã. Resultado: Cuidado! Jamanta na pista.

Pensando nessa prática nada amigável e que em alguns casos já até resultou em morte (veja o caso de Márcia Prado, por exemplo) resolvi escrever essa postagem, na tentativa de que você, amigo ciclista, seja mais um fiscal e ajude a denunciar sempre que isso acontecer. Sim, você mesmo.

O primeiro passo é anotar o número do ônibus. Papel e caneta ajudam nessa hora, porque de cabeça é fácil esquecer. Vamos lá, use sua visão de águia, afinal isso é quase uma emergência. Existem duas formas de fazer isso. Uma é a que eu usei da última vez, e uso quase sempre, que seria guardar o número da linha (aquele escrito no vidro traseiro do ônibus, de 4 dígitos) e o número da placa do veículo. Dessa forma é possível rastrear qual motorista estava trabalhando naquele ônibus naquele horário. A segunda forma é anotar o número de 5 dígitos que fica na lateral do ônibus, e só por precaução o da linha também.

O próximo passo depende da cidade onde você se encontra. Vou dizer como faço aqui em São Paulo, pois é o que eu conheço. Com os dados em mãos basta ligar para 156 e ter uma paciência de Jó. Em "apenas" 15 minutinhos e muitos "por favor aguarde" depois, sua denúncia estará feita. Também é possível entrar no site da SpTrans, e clicar na "Central de Atendimento", no menu à esquerda. Em seguida, "Registro de solicitação". Lá é possível denunciar várias irregularidades do transporte público paulistano. Conte o que aconteceu de maneira sucinta e informe os dados anotados durante o ocorrido.

Pronto! Agora é torcer para o motorista ser orientado e não ameaçar mais ninguém. Você cumpriu seu papel de cidadão e colaborou para melhorar o trânsito, melhorando a qualificação dos nossos profissionais dos transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!