Olá a todos, espero que estejam bem.
Quero compartilhar com vocês as últimas melhorias que fiz na minha bicicleta Rose. Não é nada de grande coisa, mas aprendi algumas dicas que penso serem importantes.
A primeira coisa é em relação à sujeira. Para quem não se liga no motivo principal de manter uma bicicleta limpa, que seria deixá-la bonita e apresentável, existe outro motivo tão importante quanto. Com o tempo, a poeira e os detritos de nossas sujas ruas acabam se acumulando (em lugares que eu nem sabia que existiam, inclusive), prejudicando o funcionamento dos freios, da correia e de outras partes.
Que sujeira! Isso é um exemplo de razão para não ficar muitos meses sem lavar uma bicicleta. |
No meu caso, não queria chamar a atenção por causa dos furtos. Porém a sujeira impregnada na bike gerou barulhos estranhos enquanto pedalava. Algo como se um monte de ratos me perseguisse. Um ruído cada vez pior, mas que quando chovia não aparecia. Pensei que estava com falta de lubrificação, mas na verdade só precisava de um bom banho. A bicicleta, não eu.
Materiais importantes. Não esqueça a tesoura sem ponta. |
E quanta sujeira! O caldo preto que escorria era nojento, mas depois de limpa a magrela vi que o esforço valeu a pena. Ficou linda, como nova. Aproveitei para lavar bem os aros e a roda e dar uma lixada nas sapatas de freio, o que melhorou bastante a capacidade de frenagem. Com o tempo, o óleo acumulado nas rodas diminui o atrito das sapatas com a roda, ao freiar. Em situações extremas, é a diferença entre escapar por pouco e bater em algo ou alguém.
Uma lixadinha no freio para limpá-lo. |
Além da limpeza, Rose ganhou um bagageiro e uma caixa que antes era um balde quadrado, tornando-se assim uma bela bike-caixote! A idéia roubei de JP Amaral, do blog felizcidadefeliz e do BikeAnjo. Tá certo que ficou mais para bike-balde, mas até que é simpática, e minha mochila se encaixa perfeitamente nela.
Rose em toda sua glória. Pena que eu continuo tosco. |
Com caixote para levar minhas tralhas, digo, material de estudo. |
E aí? Alguma dica valiosa de manutenção de bikes? Essa de limpar a lateral das rodas para melhorar o freio achei fascinante, mas certamente existem outras. Por favor, me ensinem!