quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dando um trato na magrela

Olá a todos, espero que estejam bem.

Quero compartilhar com vocês as últimas melhorias que fiz na minha bicicleta Rose. Não é nada de grande coisa, mas aprendi algumas dicas que penso serem importantes.
A primeira coisa é em relação à sujeira. Para quem não se liga no motivo principal de manter uma bicicleta limpa, que seria deixá-la bonita e apresentável, existe outro motivo tão importante quanto. Com o tempo, a poeira e os detritos de nossas sujas ruas acabam se acumulando (em lugares que eu nem sabia que existiam, inclusive), prejudicando o funcionamento dos freios, da correia e de outras partes. 
Que sujeira! Isso é um exemplo de razão para não ficar muitos meses sem lavar uma bicicleta.
No meu caso, não queria chamar a atenção por causa dos furtos. Porém a sujeira impregnada na bike gerou barulhos estranhos enquanto pedalava. Algo como se um monte de ratos me perseguisse. Um ruído cada vez pior, mas que quando chovia não aparecia. Pensei que estava com falta de lubrificação, mas na verdade só precisava de um bom banho. A bicicleta, não eu.
Materiais importantes. Não esqueça a tesoura sem ponta.
E quanta sujeira! O caldo preto que escorria era nojento, mas depois de limpa a magrela vi que o esforço valeu a pena. Ficou linda, como nova. Aproveitei para lavar bem os aros e a roda e dar uma lixada nas sapatas de freio, o que melhorou bastante a capacidade de frenagem. Com o tempo, o óleo acumulado nas rodas diminui o atrito das sapatas com a roda, ao freiar. Em situações extremas, é a diferença entre escapar por pouco e bater em algo ou alguém.
Uma lixadinha no freio para limpá-lo.
Além da limpeza, Rose ganhou um bagageiro e uma caixa que antes era um balde quadrado, tornando-se assim uma bela bike-caixote! A idéia roubei de JP Amaral, do blog felizcidadefeliz e do BikeAnjo. Tá certo que ficou mais para bike-balde, mas até que é simpática, e minha mochila se encaixa perfeitamente nela.
Rose em toda sua glória. Pena que eu continuo tosco.

Com caixote para levar minhas tralhas, digo, material de estudo.

E aí? Alguma dica valiosa de manutenção de bikes? Essa de limpar a lateral das rodas para melhorar o freio achei fascinante, mas certamente existem outras. Por favor, me ensinem!


2 comentários:

  1. Fala Fabrício, bem legal essa dica de limpeza, por coincidência hoje deu uma lava nas bikes aqui em casa, e olha que aqui são quatro, o serviço começa cedo e termina tarde rsrsrs...
    As dicas que eu posso dar e que aprendi em passeio, conversa, sites e etc que sempre faço são:
    Lavo as bikes sempre de cima para baixo, o banco e o guidão, geralmente só passo um pano úmido, depois seco, para não molhar demais os trocadores, aí divido por partes, quadro, rodas, pedivela, coroa, catraca.
    O quadro lavo com uma esponja simples água e detergente.
    A roda esponja também, porém uso uma escova macia fina(estilo de limpar privada..rsrs)para as partes onde a mão não entra entre os raios.
    Pedivela, coroa e catraca bato um jato d'água bem forte para tirar a sujeira do asfalto, depois passo a esponja bem de leve só para desengordurar.
    Seco tudo com um pano e depois coloco de cabeça para baixo para escorrer a água que possa entrar pelo quadro ou canote. E se tiver um Solzinho, dou uma volta no quarteirão para secar no vento também.
    Por último uma lubrificada com W40 nos freios, trocadores e juntas, e um óleo de máquina (SINGER) na catraca e coroa girando a corrente e passando por todas as marchas para espalhar bem.
    Claro que ler deve pensar, que trabalheira, mas digo que não é não, limpo sempre as quatro bikes e é rapidinho.
    E por último também dou uma dica de levar a uma bicicletaria de confiança para fazer uma limpeza mais profunda a cada 3 meses dependendo do uso. Onde eu levo eles cobram R$ 30,00 por esse serviço e entregam como se tivesse pego na loja...rsrs... espero que minhas dicas possam ser proveitosas. Abraços.

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  2. Já eu, nunca sei ao certo o que faço. Só sei que fica limpa. Rs. Uso pano úmido pra limpar tudo. Depois passo um pano seco. Lubrifico as partes que devem ser lubrificadas. Não tenho nenhuma dica específica. Talvez pelo fato de limpar minha bike quase nunca. Abraços!

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